Água de Coco - Saudável e Medicinal

Qual é a bebida mais saudável que existe? Será o suco de frutas, o leite, as bebidas esportivas, o chá de ervas? Pois, acreditem: a bebida mais saudável do mundo é a água de coco. A maioria pode escutar esta afirmação e logo perguntar: “Mas, o que vem a ser água de coco?”
Vocês vão até o hortigranjeiro, apanham um coco verde e o sacodem, certo? Pois o som especial que se escuta dentro do fruto é a água de coco. Ao contrário do que em geral se pensa, isto não é o leite de coco. O leite é obtido pelo esmagamento e prensagem da substância branca que existe dentro do coco. Trata-se de um líquido espesso, cremoso e branco, com a mesma aparência do leite animal.
Por outro lado, a água de coco se assemelha mais à água comum, embora seja um tanto opaca. O leite e a água são totalmente diferentes no gosto, na textura, no conteúdo de nutrientes e nos benefícios à saúde. A água de coco é às vezes chamada “suco de coco” e é considerada igual aos outros sucos.
Ela tem um sabor ligeiramente adocicado, parecido com o da noz. Não tem gosto de coco, mas tem um sabor todo exclusivo. Há muito tempo ela tem sido a bebida de consumo mais popular nos trópicos, onde é considerada não apenas como uma bebida, mas também como um tônico de saúde. Ela é riquíssima em sais minerais, vitaminas, anti-oxidantes, aminoácidos, enzimas e ajuda no crescimento. Tem um baixo teor de gordura e apenas 1/5 do açúcar encontrado nos sucos naturais de frutas.
Sua exclusiva combinação de nutrientes promove inacreditáveis melhoras na saúde. Ela tem o efeito de normalizar as funções do organismo, dando ao corpo uma carga de energia para enfrentar uma porção de problemas relativos à saúde.
A água de coco é efetiva contra a desidratação, a fadiga, a constipação e outros distúrbios digestivos, bem como nos problemas renais e urinários e também nos problemas da visão, como glaucoma e catarata. Dizem que ela possui um efeito rejuvenescedor, diminuindo o processo de envelhecimento. Tem ainda um efeito alcalino no corpo, normalizando os efeitos causados pela acidez dos alimentos comuns nas dietas modernas. A pesquisa mostra que a água de coco pode melhorar a circulação sanguínea e pode baixar a pressão arterial, reduzindo, portanto, os riscos de ataques cardíacos e de AVCs.
Os estudos sobre a água de coco têm sido tão impressionantes que a FDC dos Estados Unidos aprovou o uso da mesma para reduzir a pressão alta e os AVCs.
Uma das características mais notáveis da água de coco é o seu perfil químico e o conteúdo de minerais. Os principais minerais ou eletrolitos nela encontrados são usados como fluido venoso na hidratação, agindo diretamente na circulação sanguínea do paciente. Inúmera documentação dos estudos feitos nos últimos 60 anos mostra o bem sucedido desempenho da água de coco na aplicação intravenosa, no tratamento da má circulação e da desidratação. Visto como a água de coco tem um sabor agradável, ela tem sido usada como um alimento apreciado e efetivo na desidratação. Os médicos a têm considerado altamente útil no combate aos males da desidratação causada pelo cólera, disenteria, gripe e por isso ela tem salvado milhares de vidas de crianças nos países subdesenvolvidos do mundo inteiro.
A semelhança da água de coco com os fluidos do corpo e sua utilização na reidratação intravenosa e oral têm despertado o interesse da comunidade esportiva. Com propriedades em muitos aspectos superiores às das bebidas esportivas comercializadas, a água de coco está se tornando cada vez mais popular como uma bebida reidratante entre os atletas. De fato, ela é popularmente conhecida como o “gatorade da natureza”.
A água de coco se encontra disponível nas boas casas de alimentos e como sua popularidade continua crescendo ela pode ser encontrada em muito mercados, na seção de produtos alimentícios. Ela vem embalada em garrafas [plásticas], fáceis de carregar, em pacotes de quatro unidades. Esses pacotes são mais convenientes porque o comprador não precisa se preocupar que as garrafas se quebrem. Os pacotes podem ser levados a qualquer parte, como ao local de trabalho, ao camping, às longas caminhadas e até aos jogos de futebol. Se tiver sido antes congelada a água de coco poderá continuar gelada por muitas horas, dando ao portador uma bebida refrescante, até o final daquele dia.
É possível conseguir a água de coco diretamente do coco verde. Mas é preciso ter a certeza de que ele é fresco. Cocos frescos são os que não amadureceram. O coco maduro tem uma cor marrom e é coberto de muitos pelos. Cocos velhos têm um sabor diferente. Os cocos frescos em geral são vendidos nos hortigranjeiros ou nas casas de alimentos naturais e diferem dos cocos maduros de cor marrom. Quando colhidos nos coqueiros, os cocos têm uma casca dura. A casca em geral é removida, antes dos cocos serem enviados ao mercado, de modo que não se pode ver a casca, mas somente o fruto de cor marrom. Já os cocos verdes têm apenas uma parte da casca retirada, ficando cerca de uma polegada cobrindo o fruto. A cor é esbranquiçada e tem uma forma parecida com uma bola de brinquedo. Os cocos são perecíveis, de modo que devem ser procurados na seção de alimentos do mercado, onde devem permanecer refrigerados.

 

Barra do Piraí -RJ/ CEP 2713130

Rua dos Pracinhas, 21-Centro

Tel/Fax: (24) 2442-7291

E-mail: hidraty@gmail.com